FixStudioPilates Curitiba-Pilates,RPG,Plataforma Vibratória,TRX, Crosscore 180,Treinamento Funcional,Massagem Modeladora,Drenagem Linfática,,Carboxiterapia,Estética Facial e Corporal,Reiki, Jet bronze, Criolipólise,Psicologia em Curitiba

Menu principal



 

Pilates fortalece Musculatura na Gravidez

 

Grávidas podem fazer exercícios físicos específicos e moderadamente. É bom para a mãe, para o bebê e para a preparação do parto. Uma das modalidades recomendadas é o Pilates, já que as mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.

 "O método Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos", diz a ginecologista e obstetra Juliana Lima de Araújo. "Melhora a concentração, a força postural, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações. Consequentemente auxiliará a prevenir as dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço", continua.

Porém, os trabalhos científicos sobre Pilates na gestação são, na sua maioria, realizados pela área da fisioterapia; sendo raros os estudos pela obstetrícia. Mas os benefícios da atividade na gravidez estão sendo cada vez mais estudados e reconhecidos.

Parto fortalecido

"Além do estrogênio e da progesterona, outro hormônio, chamado relaxina também se eleva na gravidez. A relaxina proporciona maior mobilidade aos ligamentos, permitindo a estabilidade das articulações", explica a médica. "As articulações que conectam os ossos da pelve tornam-se mais frouxas e alongadas, preparando-se para o parto. Contudo, a estabilidade articular é reduzida", conta Dra. Juliana.

O método Pilates incentiva o controle muscular postural, que compensa os ligamentos enfraquecidos, ajudando a evitar os problemas comuns nas articulações e a tensão lombar. As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates também ajudam a relaxar e respirar com mais eficiência, induzindo a calma e reduzindo de forma eficaz os níveis do cortisol, que é o hormônio do estresse.

A diretora técnica do CGPA Pilates, Cristina Abrami, explica como o método pode ajudar a gestante: "Inúmeros estudos científicos comprovaram a importância da atividade física durante a gravidez. Mas, vale lembrar, que nem toda atividade é indicada. Neste período, a mulher requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça seu corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação".

Assoalho pélvico

Entre os 500 exercícios do Pilates, cerca de 200 são indicados para a mulher gestante. Outro grupo de músculos importantes durante a gestação que é trabalhado pelo Pilates são os do assoalho pélvico. Esses agem como uma espécie de rede, passando do osso púbico na frente da pelve para o cóccix nas costas e saindo em cada lado do ísquio (ossos de sentar).

A uretra, a vagina e o ânus separam esta faixa de músculo semelhante a uma rede. Ao redor da uretra, da vagina e do ânus, existe um músculo em forma de "8" chamado pubococcígeo. Fortalecer este músculo é fundamental para prevenir possíveis problemas nos intestinos e bexiga.

Benefícios de um assoalho pélvico fortalecido:
:: Melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto;
:: Melhora a circulação para a região pélvica;
:: Promove a rápida recuperação e cicatrização, auxiliando na reconquista de boa qualidade muscular após o parto;
:: Previne a incontinência urinária por esforço;
:: Apóia os órgãos da pelve;
:: Previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas (que formam uma interligação entre a parte posterior da pelve e os ossos do quadril);
:: Promove a estabilidade da musculatura postural.

 

Fonte: Yahoo.com.br
Publicidade
 

 

 
 
FixStudioPilates Curitiba-Pilates,RPG,Plataforma Vibratória,TRX, Crosscore 180, Treinamento Funcional, Microfisioterapia em Curitiba
Rua Pres.Rodrigo Otávio, 823 - Fones:(41)3022-0960 (41)9206-1396 - Alto da Rua XV -Curitiba - Paraná - Cep:80040-230